terça-feira, 23 de abril de 2013

Coimbra em Transição na iniciativa Drops da Casa da Esquina

Sementes e Soberania Alimentar

dia| 26 de Abril
Horário|das 17h30 às 19h00.
local| Rua Larga da Universidade entre as Físicas e as Químicas.

Para quem já levou um drop para casa e não sabe o que fazer com ele, na próxima sexta ficarão a saber mais sobre sementes e como cuidar delas. 
O Grupo Coimbra em Transição abordará os efeitos nocivos para a biodiversidade provocados pelo sistema agrícola baseado em monocultura e uso de pesticidas, herbicidas e fertilizantes.
Nesta conversa serão abordados também assuntos como a perda de espécies tradicionais, consequência da crescente comercialização de sementes por parte de grandes empresas que baseiam a sua actuação no sistema de patentes
Desta patenteação resulta a privatização do património genético natural através da produção de sementes transgénicas e influenciando a regulamentação das sementes na União Europeia no sentido de os agricultores e pequenos hortelões não possam ter as suas próprias sementes.
Além da conversa serão também dinamizadas atividades sobre diversas utilidades das Sementes, com demonstrações e participação ativa dos interessados. Nesta oficina pretende-se proceder à identificação de sementes e à sua distribuição aos interessados, manufaturando envelopes de sementes a partir de folhas de jornal com indicação da altura ideal para semear. Posteriormente, será abordada a criação de Sementeiras em copos de iogurte, com instruções de manutenção e transplantação. No final será feita também uma demonstração do uso de sementes em culinária (germinados e outros usos) com entrega de receitas.

Sem comentários:

Enviar um comentário